Tudo Agro

Tudo Agro

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Entomologia - Introdução


   Entomologia é uma palavra que vem do grego. Éntomon significa "inseto" e é derivado do radical "éntomos", que significa "cortado, dividido"; a maioria dos insetos apresenta o corpo dividido em segmentos. "Logos" significa "estudo". Portanto, "ENTOMOLOGIA" vem a ser o estudo dos insetos.
  O Reino Animal é dividido em vários grupos, de acordo com as características dos animais, denominados Filos. Dentre esses Filos, três são de importância agrícola: 
Filo Nematoda
Filo Mollusca
  
Filo Arthropoda



 Filo Arthropoda: Corresponde a aproximadamente 80% do Reino Animal.
 
CARACTERÍSTICAS GERAIS

simetria bilateral;
corpo segmentado (principalmente o abdome)
heteronomia (corpo dividido em partes distintas: cabeça, tórax e abdome)
exoesqueleto quitinoso
1 par de antenas – díceros;
2 pares de asas - tetrápteros (há exceções)
3 pares de pernas - hexápodos
aparelho circulatório dorsal
sistema nervoso ventral


Pernas Articuladas: origem do nome do Filo (gr. Arthron = articulação; podes = pernas).


Exoesqueleto: revestimento duro do corpo e respectivos apêndices, formado principalmente por quitina, que é eliminada e renovada à medida que o animal cresce.

Corpo segmentado: formado por uma série de segmentos (anéis ou metâmeros).

Simetria bilateral: as metades do corpo cortado longitudinalmente por um plano vertical são semelhantes entre si.
  
Heteronomia: corpo c/ divisões distintas, formadas pela fusão ou não de grupos de segmentos embrionários. 

 
aparelho circulatório dorsal  
sistema nervoso ventral 












Principais classes de Arthropoda

Arachnida



 
Insecta

 

 
A Classe Insecta

  •     Os artrópodes da classe Insecta ou Hexapoda, considerada a maior e a mais evoluída do filo Arthropoda, são vulgar e genericamente chamados insetos ou hexápodes.
  •       Considerada pelos zoólogos e, particularmente pelos entomólogos, como o maior agrupamento animal que se conhece, representa o seu elevado número de espécies mais da metade dos seres vivos, 70% dos animais, 73% dos invertebrados, e 83% dos artrópodes.
  •        O êxito dos insetos como grupo que vem sobrevivendo há cerca de 300 milhões de anos é devido ao fato de possuírem pelo menos seis principais vantagens, na luta incessante pela sobrevivência:

Capacidade de voo 
  •      Dotados de asas, podem se dispersar através do globo, e quando as condições de um determinado local se tornam desfavoráveis, simplesmente alçam vôo em busca de outro.
  •       O vôo lhes conferiu grandes vantagens sobre os animais presos à terra, como a busca ativa de outro sexo para reproduzir-se, a procura de alimentos numa grande área, e a fuga com êxito dos inimigos.

 
 
Adaptabilidade

  •        A adaptabilidade a condições de vida extremas é outra vantagem que nenhuma outra forma animal conseguiu.
  •         O seu regime alimentar é um exemplo da sua infinita adaptabilidade, pois nutrem-se de substâncias às mais variadas e extravagantes que se possa imaginar.




Exoesqueleto
  
  •        O exoesqueleto funciona como uma armadura protetora contra choques, compressão e esmagamento, tem proporcionado aos insetos uma segura proteção e grande resistência, contra a penetração de microrganismos patogênicos, gases deletérios e água, através do seu corpo, e ainda evitando a desidratação.



Tamanho reduzido
  •       O seu reduzido tamanho é uma vantagem para a sobrevivência, pois uma migalha de alimento é um banquete, uma gotícula de água mata-lhe a sede, e uma pedrinha no deserto proporciona-lhes sombra.
  •      Assim, muitos insetos ocupam minúsculos abrigos, onde conseguem encontrar alimentação e proteção contra os seus inimigos.
Metamorfose
 
  •         A metamorfose é uma outra forma de garantir a sobrevivência, pois, durante as múltiplas transformações para se tornarem adultos, são capazes de explorar diversas fontes de alimentos, as quais variam do estágio de larva ao de adulto. 
 


Tipo especializado de reprodução

  •       Finalmente, grande parte das espécies é capaz de retardar a fecundação de seus ovos, após a cópula, até encontrarem condições de vida favoráveis à sua prole. 

Esses seis atributos têm assegurado aos insetos a sua sobrevivência, desde o dia em que, há cerca de 300 milhões de anos, apareceram sobre a superfície da terra.


Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário